Cris

Assim, assim ...

sábado, 11 de outubro de 2008

Emilia minha heroina


Na última bienal do livro comprei alguns livros de Monteiro Lobato e fiz a grande descoberta do ano Emila a Marquesa de Rabicó e simplesmente me apaixonei por ela.

Emilia é irreverente e engraçada além de muito inteligente. Sempre acreditei na mistura literatura/psicanálise e Emilia é uma parte de nossa personalidade que fica escondida, mas que sempre aparece nos momento mais incovenientes (ou não)...


Veja algumas de suas falas:


"A loucura é a coisa mais triste que há... Eu não acho disse Emilia - Acho-a até bem divertida. E depois ainda não consegui distinguir o que é loucura do que não é. Por mais que pense e repense, não consigo diferenciar quem é louco de quem não é . Eu, por exemplo, sou ou não sou louca?

- Louca você não é Emilia - respondeu Dona Benta. - Você é louquinha, o que faz muita diferença. Ser louca é uma perigo para sociedade; daí os hospícios onde se encerram os loucos. Mas ser louquinha até tem graça. (...)

- Pois eu não quero ser louquinha apenas - disse Emilia - Quero ser louca varrida, como D. Quixote - como os que dão cambalhota assim... "

In Dom Quixote das Crianças, Monteiro Lobato

Um comentário:

Emi disse...

Oi Cris,

Fiz um post agorinha mas ele sumiu!..rs....Não sei se vai ficar duplicado mas enfim, eu fiquei feliz demais com a tua visita viu? Espero que você vá sempre a minha casa :-))
Eu adoro a Emília, o Monteiro, mas não tenho nada dela, nenhum livrinho, esse ano perdi a Bienal uma pena, mas há tempo tenho namorado comprar alguns livros, aliás sou apaixonada por livros!!! Seu blog é um espetáculo me delicio quando o assunto é literatura! :-))

Tô muito contente por fazer uma nova amizade, vamos trocando figurinhas, ok? Inclusive sobre literatura!!! E para nós Sucesso na nossa R.A

bjs